top of page
  • Foto do escritorEquali-Z

Alergias, em cães e gatos, tudo culpa da ração? Será?

Atualizado: 28 de jul. de 2023



Criou-se nos últimos anos, devido a um problema norte americano, um recall com rações para cães e gatos, um mito e um preconceito com os alimentos extrusados, e que este tipo de produto é o grande causador de alergias, canceres, entre tantas outras doenças, mas os profissionais sérios da área, brigam diuturnamente, para que essas crenças sejam explicadas e quebradas.

As pesquisas com alimentos extrusados, úmidos, entre outros, no mercado Pet food são inúmeras, e a tecnologia cresce a cada dia, não há motivos cientificamente comprovados para que os alimentos extrusados sejam os grandes vilões, muito pelo contrário, temos diversas pesquisas que mostram que devido a qualidade dos alimentos, a tecnologia empregada, os ingredientes usados a expectativa de vida de cães e gatos têm aumentado significamente e estes vivendo mais e melhor comparado a alguns anos atrás que não existiam muitas opções no mercado e os pets eram alimentados com restos de comida.

Um grande fator que pode levar os animais desenvolverem problemas de saúde e comportamento, além da qualidade do alimento, é o estilo de vida do pet, pets que não tem a oportunidade de expressarem seus comportamentos naturais, que não tem as necessidades básicas da espécie supridas diariamente pelos seus tutores, devido ao estresse, podem ficar seriamente doentes e ter problemas graves de comportamento.

Cães e gatos podem ser alérgicos a picadas de insetos, partículas como bolores, pólen e partes de ácaros ou algum tipo de alimento.

Segundo Fernandes, 2005; Simões; Bastos-Fischer, 2007, as alergias alimentares representam apenas 1% das dermatoses dos cães.

Mas de acordo com Médicos Veterinários é o que mais estressam os animais e preocupam seus tutores.

E quando o animal apresenta alguns dos sintomas, o primeiro vilão encontrado por muitos profissionais, são as rações, ou melhor, os alimentos extrusados, seja por falta de conhecimento ou simplesmente por modismo.

Culpar os alimentos extrusados, por possíveis reações alérgicas não é o caminho, pois esse mesmo tipo de alimento que pode ajudar a resolver o problema, devido a tecnologia usada em alimentos especiais para esses casos.

Existem dois tipos de reação adversa ao alimento, uma reação imunomediada de alergia ao alimento e uma reação não imunológica de intolerância ao alimento (FERNANDES, 2005; SIMÕES; BASTOS-FISCHER, 2007).

Os principais sinais clínicos nos casos de dermatite trofoalérgica em cães incluem (ARAÚJO et al; 2021):

• prurido intenso, não sazonal, constante, generalizado ou localizado. Geralmente, acomete a região das orelhas, face, patas, áreas axilares ou inguinais, pescoço e períneo;

• otite recorrente ou externa crônica, ambas podendo ser uni ou bilaterais;

• infecções de pele bacterianas crônicas;

• infecções de pele crônicas por leveduras;

• fístula interdigital ou perianal;

• dermatite úmida/piotraumática.

Dependendo do caso, o cão pode ter diarreia e alterações comportamentais, como hiperatividade e agressividade. Caso a patologia evolua e se torne crônica, também poderá haver sinais cutâneos como eritema, descamação, hiperpigmentação, liquenificação e alopecia (ALÉSSIO et al; 2017).

Os principais alimentos que causam alergia em cães são as proteínas e os carboidratos complexos, incluindo (ARAÚJO et al; 2021):

• carne bovina;

• frango;

• cordeiro;

• produtos lácteos;

• ovos;

• soja ou glúten (de trigo);

• arroz, milho e batata, apesar de serem menos comuns;

• outros.

Os alimentos hipoalergênicos, em que encontramos na sua composição proteínas hidrolisadas, proteínas inéditas, óleo de peixe, como fonte de ácidos graxos, entre outros ingredientes que auxiliam na saúde do pet.

As proteínas hidrolisadas, que são quebradas em partículas tão pequenas, que os antígenos não à reconhecem, e com isso, o animal não tem reação a fonte.

Em alguns alimentos também encontramos proteínas inéditas, coelho, mandioca, pescados e recentemente a proteína de insetos, que veio para causar uma grande revolução do mercado de alimentação animal.

Agora, com essas informações, pense muito antes de culpa as rações pela alergia que acometem alguns pets, faça uma investigação minuciosa, para assim fechar um diagnóstico.

2 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page